O que são números?
Bem, antes de começarmos a introduzir os conceitos, as definições, os exemplos, os exercícios, é fundamental falarmos um pouco sobre a história dos números.
E como em toda boa história, tudo começa há 3000 mil anos atrás bem no início da pré-história, aonde os Homo sapiens, os primeiros primitivos já traziam a capacidade de contar aquilo que observavam em suas explorações no mundo antigo. Temos, hoje em dia, diversas gravuras deixadas como provas de um primeiro contato do “Homem” com os números matemáticos. E com o passar do tempo, a evolução dos números foi passada de geração em geração, com a descoberta do número “zero” pelos hindus na era da babilônia e a inserção dos números romanos e arábicos neste vasto mundo da matemática.
Um número é um conceito matemático que representa: medida, ordem, quantidade e até mesmo código de identificação. Os números de ordem (primeiro, segundo, terceiro, quarto, quinto…) são expressos por ordinais e os de quantidade (1, 2, 3, 4, 5…) são chamados de cardinais. Números de medida ou quantidade são designados na base decimal pelos algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, tendo uma parte inteira (antes da vírgula) e uma parte decimal (após a vírgula) e os números como código de identificação (CPF, identidade, CEP…), não apresentam um valor comum e apenas servem para identificar ou localizar. Agora, nos exercícios, os números também podem aparecer em ordem crescente (do menor ao maior) e em ordem decrescente (do maior ao menor), como no exemplo a seguir:
Fonte Consultadas:
0 Comentários